sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dúvidas pertinentes XIV

… “mas” vs “e” é o objecto da dúvida que vos deixo. Pode até ser “embirração” minha mas cada vez mais me incomoda a troca a que assisto entre os dois em particular no “discurso” dos “profissionais” da comunicação social. O que aprendi é que “mas” implicava/significava/ transmitia uma oposição e “e” uma continuidade/concordância… certo?
Não me vou dar ao trabalho de transcrever exemplos mas façam o exercício (caso não seja demasiado penoso para vós) de ouvir as “notícias” e confirmem se não tenho razão. Nem vou falar do discurso dos “políticos”…

Lembro-me de um dia estar numa formação e me terem sugerido a troca de “mas” por “e” mas isso era num contexto concreto/específico de tentativa de mudança de atitude perante o que se pretendia melhorar na nossa vida! Será que foram todos a essa formação e decidiram generalizar? (à parva!)



FATifer

2 comentários:


  1. Sabes o que te digo? Eu dantes ainda sabia umas coisitas de gramática e de ortografia! Agora sinto-me uma inculta! :(

    Não vou stressar demais... senão deixo de escrever de vez! E isso não quero que aconteça!

    Beijinhos por escrito
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha cara amiga,

      Bons olhos a leiam por aqui! :)

      Deixa-me que te diga que em relação ao que se “ensina” hoje nas escolas sou propositadamente (e diria até orgulhosamente) inculto!

      Mas o meu ponto aqui é mesmo de transmissão de mensagem… (devo ser muito exigente mesmo!)

      Beijinhos,
      FATifer

      Eliminar

É favor comentar se acha que tem algo a acrescentar…
Aviso apenas que me reservo o direito de eliminar qualquer comentário que entenda, porque sim!