domingo, 22 de setembro de 2013

Viagens no meu mundo… XXII

Já abordei por várias vezes a analogia entre fazer um puzzle e a vida. Sempre que faço um (e acabo, porque nunca deixei nenhum por acabar) volto a pensar nela. Uns poderão dizer que falha pois na vida nunca temos a certeza de ter as peças todas. Por mais que outros afirmem que sim e digam que, as que achamos que não temos é porque não as estamos a ver, podemos ter essa certeza? É claro que quem já fez um puzzle sabe que há peças que por vezes olhamos e não temos a mínima ideia onde se encaixam, tentamos, olhamos, rodamos e nada feito. Colamo-las de lado e mais à frente, quase que instintivamente, vamos buscá-las porque só podem ser dali. Na vida isso também acontece, é verdade. Será que podemos/devemos viver com essa certeza que todas as peças estão ao nosso alcance? Se calhar sim… se calhar sempre que achamos que não é porque estamos a tentar fazer um puzzle com mais peças que as que na realidade temos que fazer. Mas lá está, na vida nem sempre temos a imagem para nos guiar. Nem sempre as peças estão todas dentro do saquinho da embalagem. Em ataques de raiva podemos até atirar tudo para o chão e as peças ficam espalhadas, algumas perdidas talvez. Depois temos de reunir tudo outra vez ou mudamos de imagem e temos de fazer novas peças…

Esta analogia tem mesmo muito que se lhe diga… sempre que faço um puzzle penso nela e hoje apeteceu-me voltar a escrever sobre o assunto porque acabei mais um. 


FATifer

6 comentários:


  1. Gosto de puzzles mas nunca tive coragem de me meter a resolver um grande. Agora já tenho menos paciência para para essas coisas, a menos que seja algo que me estimule intelectualmente.

    Quanto à analogia, acho que tem muito a ver sim... mas no caso da vida, as diversas peças só se vão conhecendo aos poucos com o decorrer do tempo e à medida que se vai vivendo.


    Beijinhos que encaixam mesmo bem no teu rosto
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga deusa,

      O maior puzzle que fiz tinha 2000 peças e não o fiz sozinho, foi “trabalho” para toda a família! Mas já fiz vários de 1000 peças. Lembro-me até de um dia em que estive com uma amiga a acabar um puzzle dela até às duas da manhã! Por isso podes ver que quando falo de puzzles sei do que falo…

      Quanto à analogia concordo com o que dizes mas concordarás que há quem pareça ter muito mais peças à partida ou seja muito melhor a encontrar as que quer/necessita… como disse é uma analogia com muito que se lhe diga!

      Beijinhos às peças! :)
      FATifer

      Eliminar
  2. Em conversas que tinha com uma amiga minha, costumava dizer-lhe que o problema é que as peças não tinham tamanhos uniformes, que nada no puzzle tinha sido feito para nos facilitar e que estavamos sempre a fazê-lo como se fossemos miupes, com os olhos s 1 cm, e por isso havia tantos enganos.
    E quando se faz um puzzle, por vezes convém para, afastarmo-mos dele, ter uma sensação da imagem completa...
    ...por vezes basta isso para percebermos onde encaixa a peça que temos na mão...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ulisses,

      Vejo que esta analogia não é nova para ti e concordo com o que conversavas com a tua amiga. A diferença está no grau de miopia de cada um e nessa capacidade de tentar ver a imagem como um todo. Há quem ache que não é míope e quem insista em martelar numa peça que já virou e revirou e viu que não encaixa!

      Grande abraço,
      FATifer

      Eliminar
  3. O problema é que há puzzles defeituosos...

    Boa tarde, Fatifer! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malena,

      Bem-vinda a este espaço.

      Pois a questão dos puzzles defeituosos é semelhante à questão que coloco de não termos a certeza de ter todas as peças, pelo menos no que se refere a conseguirmos formar a imagem toda bonitinha. Claro que o que nos pode parecer defeituoso de um ponto de vista pode ser apenas uma ilusão de óptica, digo isto em linha com o que disse o Ulisses:

      “E quando se faz um puzzle, por vezes convém parar, afastarmo-nos dele, ter uma sensação da imagem completa...”

      Obrigado pela visita, volta sempre.

      Beijinho e uma boa tarde também para ti,
      FATfier

      Eliminar

É favor comentar se acha que tem algo a acrescentar…
Aviso apenas que me reservo o direito de eliminar qualquer comentário que entenda, porque sim!