quarta-feira, 17 de abril de 2013

Crónica motociclista II


Para quem ainda não saiba ando de moto quase todos os dias, faça chuva ou faça sol. Por isso o episódio que hoje presenciei e vos vou contar, é algo de que falo com conhecimento de causa. Passemos ao relato:

Eixo norte-sul, oito e pouco da manhã rodo a uma velocidade moderada embora já acima do limite legal. Antes de fazer uma curva onde costumam existir bastantes acidente acidentes olho para o retrovisor para me assegurar que posso mudar de faixo e avisto duas motos “picadas” como que em corrida. Mudo de faixa para a direita e sou ultrapassado em plena curva pelos dois motoci… desculpem, pelos dois inconscientes em cima de motos, sendo que um está, por sua vez, a ultrapassar o outro por fora, isto é, pela faixa do meio. Vejo-os afastarem-se a desviarem-se dos carros sempre a tentar estar à frente um do outro e percebo porque alguns automobilistas pesam que nós motociclistas somos todos doidos… com exemplos destes…

Não sou nenhum santo mas acreditem que fiquei arrepiado. Por mais que haja muitas manobras e coisas que se podem fazer numa moto que um automobilista considerará loucuras mas não os são realmente, estes dois eram loucos e só posso ter pena que existam pessoas assim em cima de motos, pois nós, os restantes, acabamos por ser “julgados” por estes exemplos…


FATifer

6 comentários:

  1. Nunca fui motard e a minha apreciação pelas motas dá-se mais pela beleza das maquinas (que o são) embora não me passe pela cabeça montar-me em cima de uma.
    Gosto de choppers. As motas de velocidade, para mim, são todas iguais e não lhes acho piada nenhuma.
    Sempre tive a visão que afirmas dos motociclistas, até começar a tocar em concentrações e perceber que são quase todos loucos...
    ...mas gostam de cometer algumas loucuras onde não incomodem ninguém...
    ...loucos mas não inconsequentes...

    Claro que no melhor pano cai a nódoa, mas...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ulisses,

      Compreendo o que dizes, gosto de ver choppers mas não tenho nem nunca conduzi nenhuma.
      O “problema” é sempre julgar o todo por uma parte. Por mais que para andar de moto tenhamos de ter uma certa dose de loucura há uns que abusam!!

      Nunca fui a nenhuma concentração mas há um espírito diferente naqueles que realmente andam de moto por gosto. Como já disse noutro texto, não vês os condutores de carros cumprimentarem-se só porque andam de carro… ;)

      Abraço,
      FATifer

      Eliminar
  2. O pior é que põem não só a sua vida mas também a dos outros em jogo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. elvira carvalho,

      Neste caso concreto e dado a via em causa, (sem peões, etc) estavam muito mais a pôr a própria vida em causa que a dos outros mas tem razão. É triste…

      Votos de bom fim de semana,
      FATifer

      Eliminar
  3. Imagino que deva ser muito bom experimentar a velocidade e a liberdade que um veículo de duas rodas nos proporciona, mas considero um crime, como tu muito bem dizes, Fatifer, andarem em manobras perigosas que põem, sim, os outros em risco. Já imaginaste um carro a tentar evitá-los e perder o controlo? Ou um pequeno toque, por mínimo que seja, a grande velocidade (porque os carros também vão a velocidades altas), o que pode provocar?... Acrobacias que ponham em risco a própria vida, tudo bem, é lá com eles, mas a dos outros? É crime.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lou,

      Compreendo a tua posição e fui o primeiro a recriminar os dois indivíduos participantes na cena que descrevi. Mas também te digo, por experiência, que poucos são os condutores de carros que se apercebem de motos, então à velocidade a que iam o perigo era mesmo não os verem e porem-se à frente, não tentarem-se desviar. Continuando a não desculpar e ciente que haveria causas para terceiros, continuo a achar que, tratando-se de uma via sem peões, o maior perigo era para eles.

      Quanto a andar de moto é algo que só sentido… gosto tanto que ando quase todos os dias ;)

      Beijinhos e bom fim de semana,
      FATifer

      Eliminar

É favor comentar se acha que tem algo a acrescentar…
Aviso apenas que me reservo o direito de eliminar qualquer comentário que entenda, porque sim!