segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ontem acabei de ler… XVII



Gostei do livro e das ideias apresentadas. Recomendo a leitura. A tradução está boa, embora seja inevitável apercebermo-nos que o original é em língua inglesa. Deixo-vos apenas alguns excertos:

“… os politólogos falam da «ignorância racional» dos eleitores: numa democracia representativa, não faz sentido que um eleitor se mantenha perfeitamente informado sobre questões políticas.”

“Resumidamente, há dois problemas que estão na raiz do fracasso da representação democrática:

1)      Delegámos o poder na classe política e mal a supervisionamos.
2)      Como eleitores, estamos condenados a tomadas de decisão irreflectidas e fáceis de influenciar. Mesmo que estejamos inclinados a supervisionar efectivamente os políticos, isto irá limitar seriamente a nossa capacidade de o fazer.”

“… damos por nós , demasiadas vezes, à mercê daqueles que elegemos. Este tipo de acção por parte dos nossos representantes eleitos levanta a questões importantes sobre a legitimidade democrática de muito do que é feito em nosso nome. Também torna evidente que precisamos de algum mecanismo tipo travão de emergência que nos permita impedir que a classe política adopte medidas às quais os cidadão se opõem fortemente. Sem o equivalente político a um botão de «STOP» vermelho vivo como nas escadas- rolantes, continuará a ser fácil para os políticos abusarem do poder que lhes confiámos.”

“Para promover com sucesso o interesse púbico, um sistema político precisa reconhecer – e incorporar na sua estrutura – o entendimento de uma realidade fundamental: a necessidade de coexistirem no mundo da política diferentes temporalidades, diferentes ritmos. Se não reconhecermos esta realidade, estaremos condenados a confundir constantemente os nossos interesses a curto e longo prazo.”

Fiquei pela parte de identificação do “problema” as ideias é melhor lerem no livro. E podem também visitar:

http://rebootdemocracy.org



FATifer

6 comentários:

  1. A capa só por si me despertou a curiosidade...
    ...portanto vou seguir a tua sugestão :)

    Boa noite FATifer e uma boa semana cheia de olhares teus :)
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BM,

      Ainda bem que ficaste curiosa… acho que gostarás de ler, depois me dirás…

      … nem sempre consigo registar os “meus olhares” mas é algo que não consigo desligar ;)

      Beijinhos e uma óptima semana para ti!
      FATifer

      Eliminar
  2. Reinventar a Democracia, precisa-se! E muito...:(

    Gostaria de saber quais serão as 5 ideias que mudarão o futuro, talvez siga a tua sugestão e leia o livro, FATifer.
    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos.
    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Janita. Foi por concordar que comprei o livro.

      Optei por não partilhar textos soltos das ideias que este autor defende pois acho melhor que se leia o texto. Acho que merece uma leitura integral.

      Beijinhos,
      FATifer

      Eliminar
  3. Olá, FATifer!
    Passo para te deixar um beijinho e desejar um bom fim de semana.

    Oxalá seja prolongado...como o meu!!
    :))

    PS. Ainda não li o livro, mas não caiu no esquecimento!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita,

      Obrigado. Sim é prolongado, o dia de férias foi marcado pela empresa logo no início do ano!

      Beijinho e bom fim de semana para ti também,
      FATifer

      PS - … quando leres não tenho dúvida que me dirás o que achaste ;)

      Eliminar

É favor comentar se acha que tem algo a acrescentar…
Aviso apenas que me reservo o direito de eliminar qualquer comentário que entenda, porque sim!